SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23La educación del alumno con deficiencia en la clase común: la visión del profesorImplicaciones de la formación continuada para la construcción de la identidad profesional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

EZEQUIEL, Maria Cristina Diniz Gonçalves  y  SONZOGNO, Maria Cecília. O idoso e a velhice sob a ótica de estudantes de Medicina: um estudo de representações sociais. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 123-153. ISSN 1414-6975.

Ser docente da FMP e ter preocupação com a relação entre estudantes e pacientes idosos nos remeteu a esta pesquisa. Nossos objetivos: analisar as representações sociais (RS) que estudantes de Medicina têm do idoso e da velhice, discutir suas relações com o idoso e identificar suas dificuldades, anseios e expectativas no manejo com esses pacientes. Discutimos sobre: conceitos de RS, RS e saúde, velhice e envelhecimento, e o idoso e a velhice na sociedade brasileira atual. Utilizamos questionário semi-estruturado e a técnica do "grupo focal". Os sujeitos foram 96 estudantes que cursaram 4º ano, em 2004. A análise dos dados foi realizada por freqüência de ocorrência, percentagens e análise temática. Conceituam velhice como "sabedoria" e "experiência", amenizando o fato de ser um período de perdas e limitações. Relacionam-se bem com idosos quando os identificam com seus avós. Sentem medo e angústia, e associam velhice à doença e à morte.

Palabras clave : representação social; idoso; velhice; estudantes de Medicina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License