SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23A educação do aluno com deficiência na classe comum: a visão do professorImplicações da formação continuada para a construção da identidade profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

EZEQUIEL, Maria Cristina Diniz Gonçalves  e  SONZOGNO, Maria Cecília. O idoso e a velhice sob a ótica de estudantes de Medicina: um estudo de representações sociais. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 123-153. ISSN 1414-6975.

Ser docente da FMP e ter preocupação com a relação entre estudantes e pacientes idosos nos remeteu a esta pesquisa. Nossos objetivos: analisar as representações sociais (RS) que estudantes de Medicina têm do idoso e da velhice, discutir suas relações com o idoso e identificar suas dificuldades, anseios e expectativas no manejo com esses pacientes. Discutimos sobre: conceitos de RS, RS e saúde, velhice e envelhecimento, e o idoso e a velhice na sociedade brasileira atual. Utilizamos questionário semi-estruturado e a técnica do "grupo focal". Os sujeitos foram 96 estudantes que cursaram 4º ano, em 2004. A análise dos dados foi realizada por freqüência de ocorrência, percentagens e análise temática. Conceituam velhice como "sabedoria" e "experiência", amenizando o fato de ser um período de perdas e limitações. Relacionam-se bem com idosos quando os identificam com seus avós. Sentem medo e angústia, e associam velhice à doença e à morte.

Palavras-chave : representação social; idoso; velhice; estudantes de Medicina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License