SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Implicações da formação continuada para a construção da identidade profissionalPsicologia escolar e psicologia social: articulações que encontram o sujeito histórico no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GENTIL, Heloisa Salles. Identidades de professores e redes de significações: configurações que constituem o "nós, professores". Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 175-188. ISSN 1414-6975.

O artigo aborda a questão das identidades de professores, como se constituem e o que pode explicá-las, priorizando o papel dos cursos de ensino superior nesse processo. Relata pesquisas desenvolvidas com professores do Araguaia, egressos do Projeto de Licenciaturas Plenas Parceladas do Unemat (Universidade Estadual do Mato Grosso). Para a realização do trabalho de pesquisa a opção foi a perspectiva teórico-metodológica da rede de significação, utilizando-se de entrevistas, estudos bibliográficos, análise de documentos da Universidade e dados sobre a história local na qual se inseriam os professores.

Palavras-chave : Constituição identitária; licenciaturas; formação inicial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License