SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número23Identidades de professores e redes de significações: configurações que constituem o "nós, professores" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

ALVES, Cecília Pescatore  e  SILVA, Antonio Carlos Barbosa da. Psicologia escolar e psicologia social: articulações que encontram o sujeito histórico no contexto escolar. Psicol. educ. [online]. 2006, n.23, pp. 189-200. ISSN 1414-6975.

O presente ensaio descreve as possíveis articulações entre a Psicologia Social e a Psicologia Escolar, dando ênfase à construção de um saber centrado no desenvolvimento de ações críticas, éticas, inovadoras e transformadoras voltada à realidade brasileira. Uma articulação possível de estabelecer estratégias psicossociais críticas na comunidade escolar, que atente aos aspectos sócio-históricos que fazem parte do universo humano e contribuem para a constituição de um sujeito mais consciente, crítico, ético, sensível e autônomo. Parte-se do pressuposto de que a possível integração de saberes, como a Psicologia Escolar-Psicologia Social, de forma interdisciplinar, é capaz de redimensionar o processo dialético que perpassa a realidade objetiva e subjetiva da comunidade escolar, identificando as contradições da estrutura concreta e simbólica dos conflitos escolares e, assim, possibilitar ao psicólogo escolar uma postura comprometida com as questões sociais e históricas que ocorrem nesse campo de atuação, para que surjam propostas de intervenções alternativas e realistas que permitem a esse profissional uma atuação política emancipatória.

Palavras-chave : Psicologia Social; Psicologia Escolar; interdisciplinaridade; intervenção psicossocial; comunidade escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License