SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25El problema de la individuación de las representaciones sociales: una perspectiva interdisciplinariaEl uso del vídeo en la investigación de tipo etnográfico: una discusión sobre el método índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

TRINDADE, Carla Regina da Rocha; SANTOS, Maria Fernanda Alves Eustachio dos  y  BAPTISTA, Marisa Todescan Dias da Silva. De observador a participante: considerações sobre a identidade do pesquisador. Psicol. educ. [online]. 2007, n.25, pp. 35-54. ISSN 1414-6975.

Este artigo é produto de reflexões sobre uma pesquisa interventiva que foi realizada com grupos de professores em duas escolas públicas na cidade de São Paulo. Seu objetivo é demonstrar como o processo de interação estabelecido entre pesquisadoras e pesquisados contribui também para a constituição da identidade das pesquisadoras. Tomamos como referência Ciampa (1996), que contribui com a idéia de identidade-metamorfose-emancipação, compreendida aqui como algo dinâmico, em permanente metamorfose. Observamos que o discurso dos professores nos faz oscilar entre diferentes sentimentos, o que inicialmente poderia dificultar a condução da pesquisa e resultar numa participação tendenciosa. Analisando as vivências conjuntas, os silêncios e as associações feitas pelos professores, avaliamos que a interlocução existente entre os pesquisadores e os pesquisados não representava apenas um obstáculo, mas também um instrumento que permitia que tanto pesquisadores como pesquisados, através da reflexão, pudessem se perceber como seres humanos inacabados, em processo de construção.

Palabras clave : pesquisa interventiva; identidade do pesquisador; sentimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License