SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25O uso do vídeo na pesquisa de tipo etnográfico: uma discussão sobre o métodoEducando meninos e meninas: transmissão geracional da pesca artesanal no ambiente familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

HILLESHEIM, Betina  e  GUARESCHI, Neuza Maria de Fátima. De que infância nos fala a psicologia do desenvolvimento?: Algumas reflexões. Psicol. educ. [online]. 2007, n.25, pp. 75-92. ISSN 1414-6975.

Considerando-se a infância como uma invenção da Modernidade, este artigo visa discutir como a Psicologia - a partir da análise de uma subespecialidade: a psicologia do desenvolvimento - toma a infância como objeto de estudo. Para isso, propõe-se problematizar a idéia de uma suposta natureza infantil, mostrando como as características naturalmente associadas à infância relacionam-se à produção de saberes sobre as crianças, que não só descrevem, mas produzem um sujeito infantil a partir de classificações e critérios de normalidade/anormalidade. Desse modo, pode-se entender que o discurso psicológico sobre a infância circunscreve determinados modos de ser criança e não outros, sendo que a emergência dos estudos sobre a infância veio marcar, no campo da Psicologia, a necessidade de dar conta das tarefas de predição e controle, aliando-se às práticas de intervenção e regulação social.

Palavras-chave : psicologia do desenvolvimento; infância; Modernidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License