SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25De que infância nos fala a psicologia do desenvolvimento?: Algumas reflexõesPerspectivas de atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino: um estudo exploratório em uma escola de Fortaleza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GARCIA, Narjara Mendes; YUNES, Maria Angela Mattar; CHAVES, Priscila Freitas  e  SANTOS, Lídia Oliveira dos. Educando meninos e meninas: transmissão geracional da pesca artesanal no ambiente familiar. Psicol. educ. [online]. 2007, n.25, pp. 93-112. ISSN 1414-6975.

A educação nas famílias de pescadores artesanais, além de transmitir saberes sobre a realidade, o cuidado e a promoção do desenvolvimento humano, também se direciona para a aprendizagem da atividade pesqueira. Este trabalho teve como objetivo investigar as crenças e os significados da educação nas famílias de pescadores artesanais, no que se refere aos conhecimentos e papéis para o trabalho na pesca. Para isso, foram escolhidas aleatoriamente duas famílias de pescadores artesanais do município de Rio Grande/RS e investigadas três gerações de cada família participante do estudo. O método usado foi a Inserção Ecológica e os dados foram analisados qualitativamente, seguindo os passos propostos pela grounded-theory. Os resultados apontam para linearidades na transmissão geracional dos saberes sobre a pesca e definição de papéis do homem e da mulher no desempenho dessa atividade. Esses resultados salientam que a educação nessas famílias tem contribuído para a continuidade da cultura da pesca com evidências na formação de sujeitos sociais críticos e participativos.

Palavras-chave : educação; famílias; pesca artesanal; transmissão geracional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License