SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Perspectivas de la actuación de los psicólogos escolares en el sistema de escuelas públicas: un estudio exploratorio en una escuela en FortalezaUn modelo de formación y su aplicación en la educación continua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SOUZA, Luciana Karine de. Educação para a paz e educação moral na prevenção à violência. Psicol. educ. [online]. 2007, n.25, pp. 131-155. ISSN 1414-6975.

Argumenta-se que a promoção da maturidade de julgamento moral por meio de debates de dilemas morais favorece o surgimento do raciocínio crítico que possibilita o questionamento de situações injustas, inclusive no que tange à violência, seja ela direta ou estrutural. Indica-se a utilização de dilemas morais com conteúdo relacionado à busca da paz em diferentes níveis, como o escolar, o social e o internacional. Considerando-se que na compreensão dos fenômenos de paz e de violência estão implícitas as normas, valores e experiências compartilhadas por uma dada cultura, o questionamento dessas normas e valores pode levar a mudanças na compreensão desses fenômenos.

Palabras clave : educação para a paz; educação moral; violência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License