SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue25Preventing violence with peace education and moral educationTraining teachers with behavioral analysis techniques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira. Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada. Psicol. educ. [online]. 2007, n.25, pp. 157-175. ISSN 1414-6975.

Tendo em vista a importância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, realizou-se uma pesquisa junto a 189 professores para avaliar uma formação que eles cursavam. O quadro teórico que apoiou a análise baseou-se nas características conceituais, psicológicas e profissionais que orientam o desenho de uma formação. A pesquisa mostrou que a formação apresentou componentes dos três pólos do modelo teórico, com dominância variável entre eles. Em particular, o trabalho de pesquisa representado pela monografia que os alunos desenvolveram foi um dos principais elementos aglutinadores desses três pólos. Foi possível também observar a adequação do modelo para a análise de uma formação continuada.

Keywords : formação continuada; modelo de formação; profissão docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License