SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número25Um modelo de formação e sua aplicação em educação continuada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GIOIA, Paula Suzana  e  FONAI, Ana Carolina Vieira. A preparação do professor em análise do comportamento. Psicol. educ. [online]. 2007, n.25, pp. 179-190. ISSN 1414-6975.

A análise do comportamento, há muito tempo, investiga técnicas e procedimentos para a preparação de profissionais da educação. Atualmente, a preparação do professor de escola pública conta com um complicador: a inclusão de alunos "com necessidades especiais". O objetivo do presente trabalho foi preparar uma professora designada para atender alunos do programa municipal de inclusão. Partiu-se do interesse da própria professora, que se sentia desamparada para essa nova função. O trabalho com essa professora constou de diferentes fases: desde sua sensiblização para os resultados de intervenções baseadas na análise do comportamento, passando pela discussão de conceitos teóricos até a sua preparação para o trabalho com esses alunos, dentro e fora da sala de aula que lhe estava designada. Avaliações foram realizadas a fim de verificar a eficácia dos procedimentos de ensino. Constatamos que ocorreu mudanças no comportamento da professora, coerentemente com o que lhe foi ensinado e, conseqüentemente, as crianças atendidas também mudaram.

Palavras-chave : preparação de professores; análise do comportamento; inclusão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License