SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26Transforming thought and language in concepts learningThe ludic activity in the childhood education: a cultural-historical approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

MATOS, Mariana  and  FERREIRA, Sandra. O papel da afetividade e do outro na constituição de leitores de classes menos favorecidas. Psicol. educ. [online]. 2008, n.26, pp. 87-107. ISSN 1414-6975.

Objetivou-se verificar como se dá a constituição de leitor em classes menos favorecidas, quais as influências da afetividade, quem são os outros mediadores e a influência do meio social nesse processo. Foram selecionados seis adolescentes de uma escola pública da zona sul do Recife, por indicação das bibliotecárias e/ou através de observações informais na biblioteca escolar. Inicialmente, realizou-se uma entrevista para levantar aspectos das histórias de vida e de leitura, interesses, trajetória escolar e concepções de leitura e de leitor. Posteriormente, selecionaram-se duas garotas e um garoto, de 17 anos, com as histórias mais representativas, aos quais foi aplicada uma segunda entrevista para maiores esclarecimentos. Observou-se que nos três casos, há um outro, um mediador com o qual se há vínculos afetivos - de admiração, de dependência, de prazer, de interesse. Um outro que também pode ser a cultura, como é o caso do livro.

Keywords : constituição de leitor; afetividade; leitura; classes menos favorecidas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License