SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue26The ludic activity in the childhood education: a cultural-historical approachArchives of dissent: the sneaky bodies of children and youngsters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

SILVA, Ariane Franco Lopes da. A representação do movimento humano: desenvolvimento e aspectos sociais. Psicol. educ. [online]. 2008, n.26, pp. 135-158. ISSN 1414-6975.

Não existem muitas pesquisas sobre a representação do movimento humano. Alguns estudos sugerem que crianças mais novas representam o início e o fim dos movimentos, enquanto as mais velhas reproduzem as transformações intermediárias entre essas fases. A minha hipótese é a de que movimentos mais sequenciados, definidos e segmentáveis podem fornecer a condição necessária para a representação das fases intermediárias dos movimentos assim como o início e o fim deles. No experimento "O Desenho Concreto do Movimento", crianças de 5, 7 e 10 anos da Inglaterra e do Brasil, de diferentes condições sócio-econômicas, observaram, ensaiaram e depois representaram através de desenhos os passos de duas danças, uma clássica e a outra popular. A análise dos dados demonstrou que as crianças representaram a fase intermediária dos movimentos e que condições sócio-econômicas e culturais influenciaram as representações.

Keywords : representação do movimento; estratégias; transformações intermediárias.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License