SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Qualidade e saudosismo: representações sociais de pais sobre a escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

GURGUEIRA, Luiz Henrique  e  CORTEGOSO, Ana Lúcia. Avaliação de um programa de ensino para capacitar mães como agentes favorecedoras do estudar. Psicol. educ. [online]. 2008, n.27, pp. 5-30. ISSN 1414-6975.

Pais são agentes importantes para criação de condições para aquisição de repertórios adequados e modificação de repertórios inadequados de estudo em crianças, porém freqüentemente, não estão capacitados para tanto. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar os resultados de um treinamento de mães de crianças com história de fracasso escolar como agentes favorecedoras de comportamentos adequados de estudo nestas crianças. O treino consistiu de encontros individuais entre pesquisador e três mães, tendo sido apresentadas informações, realizados exercícios e debates sobre aspectos relevantes à promoção de comportamentos adequados de estudo em crianças. Uma das mães completou todas as etapas da pesquisa, mas foram observadas mudanças em relatos das participantes na direção dos objetivos do programa.

Palavras-chave : treino de pais; comportamento de estudo; fracasso escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License