SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Avaliação de um programa de ensino para capacitar mães como agentes favorecedoras do estudarEducação infantil: legislação e prática pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

LIMA, Rita de Cássia Pereira et al. Qualidade e saudosismo: representações sociais de pais sobre a escola. Psicol. educ. [online]. 2008, n.27, pp. 31-51. ISSN 1414-6975.

O objetivo do trabalho é estudar as representações sociais de pais de alunos sobre a escola. A pesquisa fundamenta-se na Teoria das Representações Sociais, proposta por Serge Moscovici em 1961. Os dados foram obtidos em uma escola estadual de São Paulo, com doze pais que estudaram na mesma instituição em que matricularam seus filhos. Os participantes preencheram dois questionários. No primeiro fizeram um desenho sobre o tema "escola" e no segundo responderam questões relacionadas ao desenho. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo temática. Três temas-chave sobre a escola foram analisados: "Visão Geral", "Espaço de Socialização", "Lutas, Enfrentamento e Conquistas". Os resultados mostram a valorização da escola do passado, considerada de melhor qualidade, despertando sentimento de nostalgia.

Palavras-chave : representação social; escola; família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License