SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue27Kindergarten education: legislation and pedagogical praticeTheoretical conceptions and the practics of the professor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

PASQUALINI, Juliana Campregher  and  MARTINS, Lígia Márcia. A Educação Infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil. Psicol. educ. [online]. 2008, n.27, pp. 71-100. ISSN 1414-6975.

O presente ensaio apresenta uma análise crítica do binômio "cuidar-educar" e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil, proposições que emergem no contexto da busca pela especificidade do trabalho pedagógico junto à criança pequena. A argumentação pretende evidenciar que o slogan "cuidar-educar" pouco contribui para o avanço no entendimento das especificidades do ensino infantil e que a perspectiva anti-escolar aponta para uma diluição das fronteiras entre a educação escolar infantil e outras agências socializadoras, acarreta a descaracterização do papel do professor e revela um compromisso político divergente das necessidades das famílias das classes populares. Apresenta-se, por fim, um breve relato de experiência que sustenta a defesa da compreensão da escola de educação infantil como instituição de socialização do conhecimento.

Keywords : educação infantil; cuidar-educar; perspectiva anti-escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License