SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Concepções teóricas e a prática do professorEscola, ética e cultura contemporânea: reflexões sobre a constituição do sujeito que "não aprende" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

MILANESI, Pedro Vitor Barnabé  e  AMATUZZI, Mauro Martins. Os sentidos da liberdade segundo professores da educação básica. Psicol. educ. [online]. 2008, n.27, pp. 115-139. ISSN 1414-6975.

O objetivo desta pesquisa foi compreender os sentidos da liberdade no contexto da escola segundo a experiência de professores da Educação Básica. Para tanto, foram entrevistados três professores dos diferentes níveis da Educação Básica. Após as entrevistas, foram elaborados relatos expressivos de cada encontro entre pesquisador e professor, levando em conta a presença de ambos. Unidades de sentido foram destacadas nos relatos das entrevistas, possibilitando a construção de uma compreensão das vivências. Pode-se dizer que os sentidos das vivências de liberdade dos professores apontam para a humanização das relações educativas como um todo. Ainda se pode ressaltar a busca dos professores por um sentido do ensinar.

Palavras-chave : liberdade; educação; psicologia; fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License