SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Os sentidos da liberdade segundo professores da educação básicaRepresentações e relações entre estudantes no Rio de Janeiro: conversas, piadas e assistência à TV, segundo o grupo étnico autodefinido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

BENEDETTI, Ieda  e  URT, Sônia da Cunha. Escola, ética e cultura contemporânea: reflexões sobre a constituição do sujeito que "não aprende". Psicol. educ. [online]. 2008, n.27, pp. 141-155. ISSN 1414-6975.

Trata-se de um ensaio sobre as questões que circundam as justificativas e compreensão da atual "febre" nas escolas: O TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade). Este artigo busca, portanto, discutir o TDAH de modo crítico, fazendo uma leitura do contexto contemporâneo em que se insere a escola, analisando a constituição do sujeito nesse cenário e os fatores que influenciam e atuam na dinâmica da relação ensino versusaprendizagem. O modelo das relações contemporâneas com suas verdades e as exigências para seu cumprimento pode estar desencadeando a evidência do TDAH no contexto escolar atual, que passa a ser uma resposta, ou a melhor resposta, que o psiquismo pode oferecer diante de uma escola que não fala sua linguagem, que não percebe os alunos como sujeitos de seu tempo.

Palavras-chave : TDAH; aprendizagem; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License