SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Escuela, ética y cultura contemporánea: reflexiones en la constitución del sujecto que no aprendeEl psicólogo y su que hacer en la educación: una crítica que ya no es más bienvenida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Resumen

SOUZA FILHO, Edson A. de. Representações e relações entre estudantes no Rio de Janeiro: conversas, piadas e assistência à TV, segundo o grupo étnico autodefinido. Psicol. educ. [online]. 2008, n.27, pp. 157-177. ISSN 1414-6975.

Nosso objetivo foi observar os temas usados por estudantes para conversarem e se entreterem no ambiente escolar e fora dele. Foi adotada a teoria das representações sociais, segundo a qual os grupos psicossociais são formados através de partilhas de conhecimentos/práticas simbólicas. Os participantes foram estudantes de ensino médio de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro, que se autodefiniram como negros, brancos e morenos. Usamos um questionário para observar conversas, piadas e assistência à TV. Em conversas e piadas, brancos e morenos apresentaram mais temas sobre sexo; brancos falaram de pessoas e agrediram minorias sociais; e negros conversaram sobre trabalho escolar e evitaram contar piadas. Ademais, os negros mencionaram mais piadas sobre deficiência/incompetência acadêmica, enquanto os brancos e morenos mencionaram as charadas/frases de espírito. Em assistência à TV, brancos preferiram programas de humor e negros se dispersaram. Concluindo, existe continuidade entre conteúdos de conversa, piada e audiência à TV segundo o grupo étnico.

Palabras clave : representações sociais; cultura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License