SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28An integrative approach to parental resilience: from context to the parent's mind under psychosocial riskThe nine-year elementary school and the educational work: analysis of experience in public school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

FEVORINI, Luciana Bittencourt  and  LOMONACO, José Fernando Bitencourt. O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias. Psicol. educ. [online]. 2009, n.28, pp. 73-89. ISSN 1414-6975.

O objetivo deste estudo foi o de avaliar o envolvimento dos pais das camadas médias e médias altas na educação escolar dos filhos. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 21 pais cujos filhos estudam em escolas particulares. A análise dos resultados revelou pais e mães muito envolvidos com a escolaridade dos filhos, que afirmaram não delegar à escola tarefas como a formação de valores e o estímulo à disciplina. Algumas sugestões foram elaboradas para que a escola desenvolva uma parceria efetiva com as famílias de seus alunos: estabelecer relações simétricas e de corresponsabilidade com os pais, oferecendo a eles espaços de reflexão sobre as questões que vivenciam com seus filhos.

Keywords : família; crise da família; relações pais-escola; rendimento escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License