SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Family involvement in children's education: an exploratory study based on middle class parentsPedagogical conceptions and practices of education: significances of professors from the free association of words author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

SANT'ANA, Izabella Mendes  and  GUZZO, Raquel Souza Lobo. A escola de nove anos e a atuação docente: análise de uma experiência na escola pública. Psicol. educ. [online]. 2009, n.28, pp. 91-108. ISSN 1414-6975.

Este estudo visou conhecer como professores de uma escola pública de Ensino Fundamental percebiam sua atuação durante o processo de implementação da Escola de Nove Anos e suas opiniões sobre a referida política. Um grupo de 10 professoras foi acompanhado por quatro semestres. Foram feitas entrevistas individuais e registros em diários de campo. Os resultados indicaram a importância da participação dos educadores nas discussões sobre a implantação das políticas, da preparação prévia da escola diante das mudanças propostas e a presença de diferentes formas de participação das professoras (imobilismo, crítica e ação) diante dos problemas encontrados. A atuação do psicólogo buscou favorecer a conscientização das educadoras sobre essas condições de opressão, mas o grupo não reconheceu a sua força política como instrumento de mudança da realidade.

Keywords : políticas educacionais; atuação docente; psicologia em contextos educativos e comunitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License