SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28The nine-year elementary school and the educational work: analysis of experience in public schoolEducation psychology as a subject of regular secondary schools in Maringá author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

MININI, Vanda Cristina Moro. Concepções pedagógicas e práticas de ensino: significações de professores a partir da associação livre de palavras. Psicol. educ. [online]. 2009, n.28, pp. 109-127. ISSN 1414-6975.

O estudo focaliza as práticas e as concepções pedagógicas, na perspectiva de professores de 4ª série do Ensino Fundamental. Os objetivos dessa pesquisa foram: 1) quais significados compõem a narração das práticas de ensino do professor sobre o dia-a-dia escolar, no desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem, quanto a: estratégias de ensino; recursos pedagógicos e avaliação da aprendizagem; 2) mais genericamente, quais concepções pedagógicas subjazem ao relato dessas práticas de ensino; 3) compreender, pelas narrativas, as relações entre as práticas e as concepções pedagógicas. O referencial teórico utilizado foi o oferecido por Bruner (1997), pelos estudos do cotidiano e estudos sobre os saberes da profissão. Os dados foram coletados junto aos professores de escolas públicas e de escolas particulares do município de São Paulo e em um município da Grande São Paulo, através de associação livre de palavras. Para a análise e interpretação das respostas é feita uma análise de conteúdo, as respostas foram agrupadas em categorias e temas, e, posteriormente foram cruzadas. Os resultados apontados na associação livre de palavras, não ressaltam uma concepção pedagógica de direção única, mas sim, um conjunto de idéias e significados que estão encadeados com suas práticas, e, que se constituem como um amálgama de diferentes posições pedagógicas as quais adentraram em seu ideário pela formação e pelo trabalho. Os professores entrevistados para este estudo, além de sua formação básica para a função docência, fizeram vários outros cursos em continuidade, em serviço, e, na dinâmica de seu trabalho, nas relações entre pares, nas relações com a coordenação pedagógica e direção, no seu fazer cotidiano das salas de aula, parecem ter constituído um modo simbiótico de pensar e agir, onde perspectivas de uma concepção mais tradicional de ensino se combinam com aspectos de uma pedagogia ativa, e, com alguns traços de perspectivas mais contemporâneas, como as do construtivismo.

Keywords : concepções pedagógicas; prática de ensino; saberes do cotidiano; professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License