SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29El aprendizaje autorregulado en la perspectiva de la teoría socio-cognitiva: la introducción de modelos de investigación y de intervenciónEl lugar de la escuela pública en la subjetividad de ex alumnos de la Vila São Nazi índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975

Resumen

SILVA-TADEI, Gesciely Barbosa da; SCHELBAUER, Analete Regina  y  ROSIN, Sheila Maria. A Psicologia da Educação enquanto disciplina da escola normal secundária em Maringá. Psicol. educ. [online]. 2009, n.29, pp. 95-116. ISSN 1414-6975.

O presente artigo tem como objetivo analisar a disciplina de Psicologia da Educação na Escola Normal Secundária de Maringá, nas décadas de 1950 a 1970, tendo como lócus de investigação três instituições de ensino: o Instituto de Educação Estadual de Maringá, o Colégio Santa Cruz e o Colégio Santo Inácio. O trabalho foi desenvolvido com base na análise dos documentos escolares e dos livros e manuais didáticos. Nesta pesquisa, verificamos que a autoria da maioria dos manuais escolares era de origem estrangeira; a aprendizagem foi o tema tratado com mais veemência pelos autores; o campo prático educacional foi o mais expressivo; o referencial teórico da psicologia comportamental foi o mais encontrado na literatura. O ensino da disciplina de Psicologia da Educação estava pautado nos preceitos escolanovistas, com alguns traços da pedagogia tecnicista.

Palabras clave : Psicologia da Educação; escola normal secundária; instituições escolares; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License