SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29A Psicologia da Educação enquanto disciplina da escola normal secundária em MaringáCerebralidade e cultura na atividade matemática de crianças epilépticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

LOURES, Marcelo  e  SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. O lugar da escola pública na subjetividade de ex-alunos da Vila São Nazi. Psicol. educ. [online]. 2009, n.29, pp. 117-137. ISSN 1414-6975.

Embora a literatura especializada aponte frequentemente para a inadequação da escola no atendimento à população marginalizada, não há consenso sobre seus efeitos na subjetividade de seus alunos. O objetivo deste artigo é compreender, a partir de entrevistas com ex-alunos de uma escola pública, a relação indissociável entre escola, contexto sociofamiliar e a construção da subjetividade. O conceito de subjetividade está fundado na teoria histórico-cultural de González Rey. Utilizando o método de história de vida foi possível reconstituir pelo relato dos entrevistados não apenas sua história na escola, mas a história da comunidade e o lugar da escola dentro dela. Como resultado pode-se constatar que, mesmo que em seus relatos as vivências subjetivas na escola fossem consideradas importantes pelos ex-alunos, em seu processo de aprendizagem, não há, por parte dos entrevistados ou da escola, a percepção de uma relação necessária entre esses elementos.

Palavras-chave : subjetividade; escolarização; história de vida; comunidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License