SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29El lugar de la escuela pública en la subjetividad de ex alumnos de la Vila São NaziEl proceso de constitución de la identidad profesional desvelando el movimiento de la transformación del supervisor escolar en coordinador pedagógico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975

Resumen

HAZIN, Izabel; LEITAO, Selma  y  FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. Cerebralidade e cultura na atividade matemática de crianças epilépticas. Psicol. educ. [online]. 2009, n.29, pp. 139-160. ISSN 1414-6975.

Este estudo oferece um conjunto de dados oriundos da exploração das inter-relações entre aspectos neuropsicológicos e dificuldades escolares em matemática apresentadas por crianças com epilepsia. Tais crianças podem ser caracterizadas pela presença de importantes disfunções na atenção, memória e organização visuoespacial, que por sua vez implicam comprometimentos da atividade matemática escolar, em especial no que se refere à execução de procedimentos algorítmicos. Entretanto, tais dados mostram o quanto as crianças epilépticas beneficiaram-se a partir da oferta de ferramentas semióticas da cultura, ressaltando a necessidade de consideração dos aspectos socioculturais envolvidos na neuropsicologia da aprendizagem de forma geral, bem como no caso específico da atividade matemática escolar.

Palabras clave : neuropsicologia da atividade matemática; epilepsia e dificuldades de aprendizagem; cultura e cognição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License