SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número29O lugar da escola pública na subjetividade de ex-alunos da Vila São NaziO processo de constituição da identidade profissional desvelando o movimento de transformação de supervisor escolar à coordenador pedagógico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

HAZIN, Izabel; LEITAO, Selma  e  FALCAO, Jorge Tarcísio da Rocha. Cerebralidade e cultura na atividade matemática de crianças epilépticas. Psicol. educ. [online]. 2009, n.29, pp. 139-160. ISSN 1414-6975.

Este estudo oferece um conjunto de dados oriundos da exploração das inter-relações entre aspectos neuropsicológicos e dificuldades escolares em matemática apresentadas por crianças com epilepsia. Tais crianças podem ser caracterizadas pela presença de importantes disfunções na atenção, memória e organização visuoespacial, que por sua vez implicam comprometimentos da atividade matemática escolar, em especial no que se refere à execução de procedimentos algorítmicos. Entretanto, tais dados mostram o quanto as crianças epilépticas beneficiaram-se a partir da oferta de ferramentas semióticas da cultura, ressaltando a necessidade de consideração dos aspectos socioculturais envolvidos na neuropsicologia da aprendizagem de forma geral, bem como no caso específico da atividade matemática escolar.

Palavras-chave : neuropsicologia da atividade matemática; epilepsia e dificuldades de aprendizagem; cultura e cognição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License