SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a psicologia no Centro de Orientação Juvenil (1946-1956)As novas organizações familiares e o fracasso escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

MARTINS, Lincoln Coimbra  e  LUZ, Iza Rodrigues da. Cultura escolar e indisciplina: em busca de soluções coletivas. Psicol. educ. [online]. 2010, n.30, pp. 43-56. ISSN 1414-6975.

A pesquisa objetivou analisar a cultura organizacional de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte e sua relação com os episódios de indisciplina discente. A pesquisa foi realizada em dois momentos: 1º - Escuta em grupo de professores, funcionários, direção e alunos da escola; e 2º - Aplicação de um questionário sobre a cultura organizacional. Os resultados evidenciaram que a indisciplina dos alunos estava relacionada a vários outros aspectos do próprio funcionamento da escola. A partir da reflexão realizada junto aos professores e direção, os pesquisadores solicitaram que fossem apontadas possíveis soluções. Foram sugeridas mudanças nos aspectos observáveis da escola que pudessem aprimorar o processo de comunicação, as formas de gestão e o processo decisório.

Palavras-chave : indisciplina; escola; cultura escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License