SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Realidade social e os desafios da pesquisa em educação: reflexões sobre o nosso percursoO Grupo de Trabalho Psicologia da Educação e sua produção entre os anos de 2005 e 2009 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

RISCAL, Sandra Aparecida. A realidade social e os desafios para a pesquisa em educação. Psicol. educ. [online]. 2010, n.31, pp. 45-52. ISSN 1414-6975.

O tema deste artigo é a realidade social e os desafios para a pesquisa em Educação e seu objetivo são as implicações que a cada vez maior tecnicização e racionalização das atividades educativas. A crescente inserção de uma prática social racionalizada, voltada para a eficiência e eficácia vem se institucionalizando, formando, informando e reformando toda a esfera social. O resultado disso são instituições escolares, desde o nível da educação infantil à universitária, normatizadas, reguladas, institucionalizadas que tornam mais difíceis as possibilidades de constituição de novas práticas educativas.

Palavras-chave : Racionalização das práticas educativas; tecnicização da educação; institucionalização da esfera educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português

 

Creative Commons License