SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação e sua produção entre os anos de 2005 e 2009A produção científica do GT de Psicologia da Educação da ANPEd e a apropriação de teorias psicológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

SCHEIBE, Karl E. A pessoa como ator, o ator como pessoa: A personalidade que deriva da perspectiva dramatúrgica. Psicol. educ. [online]. 2010, n.31, pp. 65-78. ISSN 1414-6975.

O artigo parte da visão de que se deve olhar a vida cotidiana como um drama, um lugar onde os "atores" atuam na realidade além de mera previsibilidade. Partindo dessa premissa, o texto traz uma análise baseada nos seguintes questionamentos: o que é personalidade segundo as múltiplas perspectivas do drama? E como nós poderíamos entender a tentativa de avaliação ou descrição de personalidades a partir do ponto de vista da dramaturgia? Estas questões são discutidas a partir tanto da crítica à atuação de alguns psicólogos que, muitas vezes, ignoram toda a riqueza dramática dos seres humanos, quanto da análise de avaliações da personalidade em contextos sociais específicos.

Palavras-chave : Personalidade; dramaturgia; cotidiano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês

 

Creative Commons License