SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31The person as actor, the actor as person: Personality from a dramaturgical perspectiveThe production of thesis and dissertations at PED: PUC-SP about affectivity on scholar context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

CARVALHO, Diana Carvalho De; FACCI, Marilda Gonçalves Dias  and  BARROCO, Sonia Mari Shima. A produção científica do GT de Psicologia da Educação da ANPEd e a apropriação de teorias psicológicas. Psicol. educ. [online]. 2010, n.31, pp. 79-104. ISSN 1414-6975.

O objetivo deste artigo é discorrer acerca das principais matrizes teóricas da Psicologia presentes nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd, no período de 1998 a 2008, com destaque para a Teoria Comportamental, Psicanálise, Epistemologia Genética e Psicologia Histórico-Cultural. O texto aborda a relação entre Psicologia e Educação; a apropriação das teorias psicológicas pela Educação; e, por fim, os questionamentos resultantes da pesquisa realizada que abrange a produção do GT. Concluindo, partindo dos pressupostos vigotskianos, entendemos que, independente da perspectiva teórica adotada, uma ideia destacada neste texto é a defesa da necessidade de fundamentos teóricos nas produções científicas e de investimento na apropriação do conhecimento por todos os indivíduos que passam pelo processo de escolarização.

Keywords : Psicologia da Educação; matrizes teóricas da Psicologia; Psicologia Histórico-Cultural.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License