SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue31Scientific production of the Work Group of Educational Psychology of ANPEd and the appropriation of psychological theories40 years at PED: Evidence of a (well-)accomplished mission author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de et al. A produção de teses e dissertações do PED: PUC-SP sobre afetividade no contexto escolar. Psicol. educ. [online]. 2010, n.31, pp. 105-138. ISSN 1414-6975.

O estudo teve como objetivo identificar e analisar a produção de teses e dissertações defendidas no PED-PUC-SP, no período de 1969 a 2009, que priorizaram questões relativas à afetividade no contexto escolar, este concebido como o que envolve acontecimentos inseridos no âmbito da escola. O estudo corresponde a um "estado do conhecimento", consoante o posicionamento de Romanowski e Ens (2006). Foram identificadas 71 pesquisas, sendo 17 teses e 54 dissertações, algumas de cunho teórico e a maioria de cunho empírico. As pesquisas evidenciaram que a maneira de o professor expressar afetividade repercute diretamente no seu aluno, tanto na dimensão cognitiva como na forma de se relacionar com a matéria curricular e com a escola, e que o investimento no aprimoramento das relações interpessoais entre diferentes agentes educativos provoca avanços no desenvolvimento dos profissionais e dos alunos.

Keywords : Afetividade; contexto escolar; estado do conhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese

 

Creative Commons License