SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Família contemporânea e as funções parentais: há nela um ato amor?Ensino de leitura para alunos do ensino fundamental - proposta com base na análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

MAIA, Ana Claudia Bortolozzi; NAVARRO, Carolina  e  MAIA, Ari Fernando. Relações entre gênero e escola no discurso de professoras do ensino fundamental. Psicol. educ. [online]. 2011, n.32, pp. 25-46. ISSN 1414-6975.

A escola e seus professores possuem grande responsabilidade na formação de identidades de gênero. Dez professoras de uma escola pública participaram de uma entrevista semiestruturada, para posterior análise do conteúdo. As professoras percebem relações de gênero entre os alunos a partir de comportamentos na sala de aula, como rapidez nos meninos e capricho nas meninas, a escolha de cores e desempenhos acadêmicos diferenciados. Além disso, preocupam-se com a suposta homossexualidade de alguns meninos. As justificativas sobre as diferenças de gênero percebidas nos alunos foram atribuídas à influência da família e a reprodução de padrões hegemônicos de gênero. A maioria das professoras acredita que a escola tem pouca responsabilidade nas questões de gênero, evidenciando a precária formação que tiveram para atuar na educação sexual de seus alunos.

Palavras-chave : gênero; identidades sexuais; professoras; formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License