SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Relações entre gênero e escola no discurso de professoras do ensino fundamentalInclusão escolar como uma prática cultural: uma análise baseada no conceito de metacontingência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

FERNANDES, Márcia Aparecida Pasqual  e  MOROZ, Melania. Ensino de leitura para alunos do ensino fundamental - proposta com base na análise do comportamento. Psicol. educ. [online]. 2011, n.32, pp. 47-68. ISSN 1414-6975.

A Análise do Comportamento, tendo como suporte o modelo de equivalência de estímulos, tem investigado a instalação e a ampliação de repertório de leitura. Este estudo visou implementar uma proposta de ensino de leitura de palavras a oito alunos de 3º ano (2ª série) do ensino fundamental, com dificuldade em leitura, diagnosticada em avaliação prévia. Foram ensinadas, por meio de discriminação condicional, as relações A-B, A-C, C-E e A-E (A-palavra ditada, B-figura, C-palavra impressa, E-letras que formam a palavra) e realizados testes de emergência das relações B-C, C-B e C-D (leitura expressiva) e de generalização de leitura de palavras e de frases. Os resultados indicaram ampliação do repertório dos participantes, inclusive na generalização de leitura de frases.

Palavras-chave : Análise do Comportamento; discriminação condicional; equivalência de estímulos; ensino de leitura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License