SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32A adequação curricular como facilitadora da educação inclusivaFormação de formadores: um território a ser explorado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

MORGADO, Maria Aparecida. Autoridade e sedução na relação pedagógica. Psicol. educ. [online]. 2011, n.32, pp. 113-130. ISSN 1414-6975.

São apresentados os elementos psíquicos inconscientes que estruturam a relação pedagógica para mostrar que tanto podem favorecer como dificultar o exercício adequado da autoridade do professor, quando essa é substituída pela sedução. O intercâmbio emocional inconsciente da relação professor-aluno acarreta a revivescência recíproca de afetos do passado infantil sem que os sujeitos envolvidos se deem conta disso. A revivescência inconsciente do passado infantil é possível graças à identificação, à transferência e à contratransferência: essas operações psíquicas são apresentadas conceitualmente, em termos psicanalíticos, para mostrar como o processo em que se articulam pode resultar na sedução. Quando a revivescência inconsciente é muito intensa e exclusiva, a sedução se sobrepõe à autoridade desfigurando o ensino e a aprendizagem.

Palavras-chave : autoridade; sedução; identificação; transferência; contratransferência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License