SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue32Formation of formers: an territory to be exploredThe meanings attributed to social measures of assisted liberty by youngsters who are in conflict with the law and their social educators author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

MACHADO, Frederico Viana. Psicologia social e formação de psicólogos: reflexões a partir de uma experiência docente. Psicol. educ. [online]. 2011, n.32, pp. 141-162. ISSN 1414-6975.

Pretende-se apresentar e discutir uma experiência docente desenvolvida na disciplina Psicologia Institucional e Comunitária do curso de Psicologia, abordando alguns percalços vivenciados no processo de formação de graduandos. Utilizou-se o arcabouço teórico da Psicologia Social, enfatizando uma perspectiva crítica e a dimensão política dos fenômenos sociais. Esta atividade buscou desenvolver com os alunos uma perspectiva crítica acerca dos fenômenos sociais e do campo de atuação dos Psicólogos a partir de uma experiência de campo. Propõe-se uma crítica pedagógica no ensino da Psicologia Social, a partir de uma atividade concreta, através da qual são explorados alguns dilemas vivenciados pelos professores de ensino superior. Argumenta-se que a Psicologia Social é uma disciplina estratégica na formação de Psicólogos.

Keywords : Psicologia Social; formação de psicólogos; ensino superior.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License