SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: contribuições da Psicologia Escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

CRUZ, Fatima Maria Leite  e  AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de. Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas. Psicol. educ. [online]. 2011, n.33, pp. 7-28. ISSN 1414-6975.

O texto se propõe a abordar o debate acerca da identidade profissional, bem como tece aproximações com a identidade docente em sua inserção no mundo produtivo, pela via da educação escolar. Como pressuposto, o desafio do(a) professor(a) saber quem é o sujeito e quem é o profissional requer a verificação de sua história e conhecer quais as outras fontes de reconhecimento para se constituir e se reconhecer na sua identidade profissional. A análise relaciona a noção de identidade e de profissionalidade à macroestrutura e suas repercussões na profissionalização docente. Procurou-se, ainda, identificar o sentido dessa construção coletiva, os modelos de profissão que alimentam as ações e a identidade profissional docente nos diferentes contextos socioprofissionais.

Palavras-chave : identidade profissional; identidade docente; educação escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )