SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Estudiantes con grado extremo de ansiedad ante las matemáticas: identificación de casos y algunas implicaciones educativas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975

Resumen

PEREIRA, Eliane Regina  y  MAHEIRIE, Kátia. O aprender circense como experiência de ser. Psicol. educ. [online]. 2011, n.33, pp. 135-151. ISSN 1414-6975.

Este artigo se propõe, a partir de uma perspectiva histórico-cultural, compreender as relações entre ensinar-aprender a arte circense e sua mediação na constituição do sujeito. Para a realização da pesquisa, foram contatados os educadores de um Circo Escola e doze aprendizes. Por meio de entrevistas e observações das aulas no picadeiro, alcançamos informações a respeito de como o aprendiz define a arte circense e a relação que estabelece com o circo e com os educadores. Os resultados apontam uma relação de ensinar-aprender que se efetiva no corpo, mas que constitui novos processos cognitivos por meio dela. Assim, o corpo aprendiz é um corpo afetado pelo encontro com o outro e tem sua potência de agir aumentada, sua possibilidade de se fazer um sujeito que aprende, a partir de sua imersão na arte circense.

Palabras clave : arte circense; relações de ensinar-aprender; potência de ação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )