SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Formas de mal-estar no campo da educação: sintoma, inibição e angústia nos fracassos escolaresAbordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

FERREIRA, Maria da Conceição Rodrigues  e  FERNANDES, Susana Maria Rodrigues. Desenvolvimento e aprendizagem: da perspectiva construtivista à socioconstrutivista. Psicol. educ. [online]. 2012, n.34, pp. 37-62. ISSN 1414-6975.

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma interpretação da perspectiva construtivista e socioconstrutivista do desenvolvimento e da aprendizagem, no que se refere aos primeiros conceitos de adição e de subtração, de números inteiros. Assim, a principal hipótese da perspectiva construtivista assenta no pressuposto de que a confrontação entre os esquemas dos diferentes níveis de elaboração do sujeito desencadeia o desequilíbrio cognitivo do qual resultam conflitos e contradições. Em relação a essa problemática, essa perspectiva postula ainda que a construção do conhecimento ocorre por aproximações sucessivas, sendo a objetividade do pensamento obtida por meio de descentrações cognitivas, ao longo de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem, o que implica reconstruções sucessivas das estruturas mentais, através do mecanismo de equilíbrio - desequilíbrio - equilíbrio, entre o sujeito e o objeto. Por outro lado, a perspectiva socioconstrutivista do desenvolvimento e da aprendizagem postula que as coordenações cognitivas são construídas por mediação social, pela coordenação das ações individuais com as dos outros, mecanismo indispensável à construção da matriz dos sistemas de coordenação geral.

Palavras-chave : desenvolvimento; construtivismo; adição; subtração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )