SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Modernidade anômala e pré-escola: análise de uma relação pedagógica e sua repercussão na ontogênese da consciência infantilA indisciplina escolar nas representações sociais de professores paranaenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento  e  RISTUM, Marilena. A violência psicológica na relação entre professor e aluno com dificuldades de aprendizagem. Psicol. educ. [online]. 2012, n.34, pp. 104-126. ISSN 1414-6975.

Neste trabalho, buscou-se investigar as ações do professor que se caracterizam por violência psicológica no cotidiano escolar. A pesquisa, pautada nas diretrizes epistemológicas da investigação qualitativa, foi realizada em uma escola pública que atende crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os participantes foram quatro crianças e sua professora. Para a coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação com recurso do diário de campo, videogravação e entrevista semiestruturada. As ações identificadas como violência psicológica foram: rejeição, humilhação e indiferença. Observou-se que a escola passou a ser objeto de um temor proveniente de vivências marcadas por ações de segregação, punição e desrespeito à condição dos alunos com dificuldades de aprendizagem e, consequentemente, ao saber dessas crianças que fracassavam nesse importante cenário de seu desenvolvimento.

Palavras-chave : dificuldades de aprendizagem; violência psicológica; relação professor-aluno.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )