SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34A violência psicológica na relação entre professor e aluno com dificuldades de aprendizagemContos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

SANTOS, Edvanderson Ramalho dos  e  ROSSO, Ademir José. A indisciplina escolar nas representações sociais de professores paranaenses. Psicol. educ. [online]. 2012, n.34, pp. 127-157. ISSN 1414-6975.

Com base nas abordagens da teoria das Representações Sociais (Moscovici e Abric) e da Epistemologia e Psicologia Genética (Piaget), neste trabalho investigam-se as representações sociais de professores da Educação Básica das escolas estaduais de Ponta Grossa sobre indisciplina escolar. As informações foram coletadas mediante questionário (N= 271) em que se solicitou a evocação dos docentes sobre as características dos alunos indisciplinados e sobre as causas da indisciplina. As informações censitárias foram analisadas com o auxílio do SPSS; as evocações, pelo EVOC e SIMI; e as justificativas à primeira evocação, pela análise de conteúdo. A análise das informações revela que os docentes descrevem seus alunos com inúmeros déficits morais, atribuindo as razões da indisciplina no ambiente familiar dos estudantes.

Palavras-chave : indisciplina escolar; autonomia; moral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )