SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Contos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

MORENO, Martha Givaudan; ROMERO, Angélica  e  DAVILA, Marco A. Barriga. Efeito do programa "Eu quero, eu posso... ter sucesso na escola" na transição entre o ensino fundamental e o médio" no estado de Chiapas. Psicol. educ. [online]. 2012, n.34, pp. 186-206. ISSN 1414-6975.

"Habilidades para a vida" podem ser definidas como o conjunto de competências necessárias para o desenvolvimento de comportamentos positivos e adaptáveis para que os indivíduos lidem de forma efetiva com as demandas e desafios do cotidiano, resultando no desenvolvimento de comportamentos saudáveis e bem-estar. A inclusão das habilidades para a vida, de forma sistemática, no currículo escolar contribui para a motivação e a permanência na escola. O presente estudo investigou o desenvolvimento, a instrumentação e a avaliação do programa "Eu quero, eu posso... ter sucesso na escola" com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico e prevenir a evasão escolar. Mil e trezentos estudantes da sexta série de escolas selecionadas na área rural de Las Margaritas, no estado de Chiapas, participaram do estudo (601 no grupo experimental e 699 no grupo controle). O programa consistiu em um curso de treinamento para professores, que replicaram o conteúdo nas salas de aulas com seus alunos, pré e pós avaliação e visitas de acompanhamento aos professores. Os resultados do programa mostraram um aumento de "habilidades para vida", como autoconhecimento, responsabilidade, organização e motivação para estudar entre os estudantes participantes. Além disso, 87% dos participantes apresentaram melhoras em suas notas, frequência escolar e matrícula no ensino médio. No grupo de controle a porcentagem de estudantes matriculados no ensino médio foi de apenas 68%. Apesar do reconhecimento da importância das habilidades para a vida e das competências psicossociais, a sua inclusão no currículo básico do ensino fundamental é ainda muito limitada. A integração desses componentes, de forma sistemática, no currículo escolar é necessária nas comunidades marginalizadas por sua contribuição para o sucesso escolar e para a prevenção da evasão. Permanecer na escola é um fator de proteção para outras situações de risco psicossocial, como abuso de drogas e violência.

Palavras-chave : estudantes do ensino fundamental; professores; habilidades para a vida; desempenho escolar; prevenção da evasão escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )