SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Capacitação de professores em análise do comportamento por meio de programa educativo informatizado author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

On-line version ISSN 2175-3520

Abstract

SILVA, Silvia Maria Cintra da et al. Reflexões sobre a fundamentação teórica de psicólogos nas secretarias de educação de Minas Gerais. Psicol. educ. [online]. 2012, n.35, pp. 6-23. ISSN 2175-3520.

Em pesquisa feita com psicólogos que atuam na rede pública de educação de Minas Gerais, analisamos, à luz da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, os elementos que constituem a fundamentação teórica dos participantes. De 98 municípios pesquisados, 42 contavam com psicólogos nas Secretarias de Educação. Desses, 32 responderam a um questionário e, após análise das respostas, elegemos 14 para participarem da entrevista, que abordou: história do serviço; estrutura e condições de trabalho; atuação profissional e fundamentação teórica. Neste artigo, analisaremos as entrevistas de dois participantes. Os profissionais indicaram dedicação à Psicologia Escolar, mesmo diante dos impasses do serviço. Destacamos a urgência de propostas de formação continuada e de assessoria a secretarias de educação e aos psicólogos que atuam neste âmbito.

Keywords : Psicologia escolar; atuação do psicólogo; formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )