SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Capacitação de professores em análise do comportamento por meio de programa educativo informatizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SILVA, Silvia Maria Cintra da et al. Reflexões sobre a fundamentação teórica de psicólogos nas secretarias de educação de Minas Gerais. Psicol. educ. [online]. 2012, n.35, pp. 6-23. ISSN 2175-3520.

Em pesquisa feita com psicólogos que atuam na rede pública de educação de Minas Gerais, analisamos, à luz da Psicologia Escolar e Educacional Crítica, os elementos que constituem a fundamentação teórica dos participantes. De 98 municípios pesquisados, 42 contavam com psicólogos nas Secretarias de Educação. Desses, 32 responderam a um questionário e, após análise das respostas, elegemos 14 para participarem da entrevista, que abordou: história do serviço; estrutura e condições de trabalho; atuação profissional e fundamentação teórica. Neste artigo, analisaremos as entrevistas de dois participantes. Os profissionais indicaram dedicação à Psicologia Escolar, mesmo diante dos impasses do serviço. Destacamos a urgência de propostas de formação continuada e de assessoria a secretarias de educação e aos psicólogos que atuam neste âmbito.

Palavras-chave : Psicologia escolar; atuação do psicólogo; formação profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )