SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Reflexões sobre a fundamentação teórica de psicólogos nas secretarias de educação de Minas GeraisAnsiedade relacionada à matemática e diferenças de gênero: uma análise da literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

FORNAZARI, Silvia Aparecida et al. Capacitação de professores em análise do comportamento por meio de programa educativo informatizado. Psicol. educ. [online]. 2012, n.35, pp. 24-52. ISSN 2175-3520.

Tendo em vista que crianças com necessidades educacionais especiais necessitam atenção diferenciada quanto aos métodos utilizados nas instituições de ensino, o objetivo do presente trabalho foi capacitar professores em intervenção comportamental, contribuindo assim para o processo de inclusão. Essa capacitação consistiu em ensinar princípios da análise do comportamento, análise funcional e o procedimento de reforço diferencial de comportamentos alternativos (DRA), por meio de um programa informatizado de ensino. Participaram do processo quatro professoras de uma escola municipal. Com os dados obtidos, observou-se que as professoras aprenderam, de modo geral, princípios da análise do comportamento, análise funcional e DRA, colocando-se propensas à utilização dos procedimentos em sala de aula.

Palavras-chave : capacitação informatizada de professores; análise do comportamento; DRA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )