SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Ansiedade relacionada à matemática e diferenças de gênero: uma análise da literaturaA interação família-escola diante dos problemas de comportamento da criança: estudos de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

MACHADO, Lílian Margarete  e  HAYDU, Verônica Bender. Escolha de acordo com modelo e equivalência de estímulos: ensino de leitura de palavras em situação coletiva. Psicol. educ. [online]. 2012, n.35, pp. 72-94. ISSN 2175-3520.

Um programa de ensino de leitura de palavras foi avaliado em um estudo com 17 alunos (5-6 anos de idade), em situação coletiva. Cartões e as letras foram usados para ensinar e testar as relações condicionais entre estímulos. O procedimento incluiu três etapas: familiarização e teste pré-ensino; ensino das relações entre palavras ditadas e impressas; e selecionar letras para construção de palavras em resposta a tais estímulos-modelo; teste pós-ensino que incluiu palavras não ensinadas que podiam ser lidas por generalização. Dezesseis dos dezessete participantes leram com compreensão a maioria das palavras de ensino; cinco desses participantes foram capazes de ler as palavras de generalização e seis deles construíram corretamente as palavras com letras. Concluiu-se que a tecnologia de equivalência de estímulos é adequada para o ensino em situações coletivas.

Palavras-chave : ensino de leitura; equivalência de estímulos; situação coletiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )