SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35A interação família-escola diante dos problemas de comportamento da criança: estudos de casoProjetos de vida e profissional: um estudo com universitários da área da saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão On-line ISSN 2175-3520

Resumo

SOUZA FILHO, Edson A. de. Influência social entre professores e estudantes de ensino médio. Psicol. educ. [online]. 2012, n.35, pp. 120-143. ISSN 2175-3520.

Descrevemos como professores e estudantes do ensino médio de escolas públicas procuram exercer influência recíproca. Eles responderam um questionário sobre ações recíprocas que praticaram consideradas prejudiciais; reações dos próprios sujeitos a ações do outro; aspirações e projetos do outro; papel da educação para suas vidas. Ademais, os estudantes relataram seus comportamentos que consideravam de modo diferente dos professores. Os resultados apontaram não reconhecimento por parte dos professores das propostas normativas/ideológicas dos estudantes, relacionadas a um tratamento individual da situação escolar e uma postura profissional do professor. Já os professores mencionaram mais a busca por disciplina do estudante. O padrão de influência adotado por professores foi mais baseado no poder institucional, enquanto o dos estudantes na retórica minoritária. Foram discutidas algumas condições para a influência minoritária no ambiente escolar, incluindo legitimidade para provocar e negociar conflito e liberdade de escolha.

Palavras-chave : influência; educação de jovens e adultos; normas sociais; ideologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )