SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de português índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

PAIXAO, Glenda Miranda da; SOUZA, Gilvandro Figueiredo de; KATO, Olívia Misae  e  HAYDU, Verônica Bender. Análise dos procedimentos de ensino e a emergência da leitura recombinativa. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 05-17. ISSN 1414-6975.

Implementou-se uma análise dos procedimentos adotados e dos resultados obtidos em estudos sobre leitura recombinativa apresentados em artigos, dissertações e teses. A análise revelou que o ensino de discriminação condicional de sílabas anterior à apresentação de palavra tem gerado resultados com menor variabilidade intersujeitos e com maior percentual de acertos. Verifica-se a necessidade de ampliar os estudos, ampliando a complexidade das tarefas e a quantidade de estímulos utilizados durante ensino e testes e de verificar os efeitos da utilização de tais procedimentos no contexto natural de aprendizagem da leitura, as escolas.

Palavras-chave : leitura; análise do comportamento; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )