SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Análise dos procedimentos de ensino e a emergência da leitura recombinativaInvestigando trabalho e formação docente na creche: contribuições de Vigotski e Bakhtin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

SCHOEN, Teresa Helena; SIVIERO, Juliana  e  CHIARI, Brasília Maria. Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de português. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 19-28. ISSN 1414-6975.

Os alunos utilizam diferentes estratégias de aprendizagem. Este estudo identificou as principais estratégias para aprender uma segunda língua. O Strategy Inventory for Language Learning de Oxford foi respondido por 32 estudantes brasileiros de espanhol. Consiste em uma escala do tipo Likert para identificar as estratégias para a aquisição de uma língua estrangeira por estudantes de idiomas em ambientes formais. As estratégias metacognitivas foram as mais utilizadas (média 3,733). Não houve associação entre idade e estratégias. As mulheres obtiveram média maior nas cognitivas e metacognitivas; estudantes de pós-graduação, nas estratégias afetivas. Foi observado que estudantes de nível avançado em língua espanhola utilizam diferentes estratégias de aprendizagem, de acordo com algumas características sociodemográficas.

Palavras-chave : estratégias de aprendizagem; bilinguismo; língua estrangeira; proficiência; língua espanhola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )