SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Estrategias de aprendizaje de estudiantes de lengua española hablantes de portuguésCalidad de la educación infantil pública: concepciones de las familias usuarias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975

Resumen

CRUZ, Maria Nazaré da. Investigando trabalho e formação docente na creche: contribuições de Vigotski e Bakhtin. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 29-40. ISSN 1414-6975.

Neste texto, discutem-se contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski e da teoria enunciativodiscursiva de Bakhtin para o estudo da formação e do trabalho de professores, a partir do exame de aspectos metodológicos de uma pesquisa sobre as elaborações que professoras de educação infantil realizam a respeito de suas práticas educativas, ao tomarem sua própria atuação com as crianças como objeto de análise. Focalizando um episódio de interlocução entre professoras, coordenadora pedagógica e pesquisadora sobre uma atividade filmada em um berçário, problematizamos, mais especificamente: o que se vê, quando se toma a própria atuação como objeto de análise; o que e de que posição falam a pesquisadora, as professoras e a coordenadora pedagógica; e, finalmente, as possibilidades de desenvolvimento das práticas educativas provocadas pela análise conjunta de situações de trabalho.

Palabras clave : metodologia de pesquisa; autoconfrontação; professores de educação infantil; Vigotski; Bakhtin.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )