SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes de portuguêsQualidade na educação infantil pública: concepções de famílias usuárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Resumo

CRUZ, Maria Nazaré da. Investigando trabalho e formação docente na creche: contribuições de Vigotski e Bakhtin. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 29-40. ISSN 1414-6975.

Neste texto, discutem-se contribuições da psicologia histórico-cultural de Vigotski e da teoria enunciativodiscursiva de Bakhtin para o estudo da formação e do trabalho de professores, a partir do exame de aspectos metodológicos de uma pesquisa sobre as elaborações que professoras de educação infantil realizam a respeito de suas práticas educativas, ao tomarem sua própria atuação com as crianças como objeto de análise. Focalizando um episódio de interlocução entre professoras, coordenadora pedagógica e pesquisadora sobre uma atividade filmada em um berçário, problematizamos, mais especificamente: o que se vê, quando se toma a própria atuação como objeto de análise; o que e de que posição falam a pesquisadora, as professoras e a coordenadora pedagógica; e, finalmente, as possibilidades de desenvolvimento das práticas educativas provocadas pela análise conjunta de situações de trabalho.

Palavras-chave : metodologia de pesquisa; autoconfrontação; professores de educação infantil; Vigotski; Bakhtin.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )