SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Investigating work and education of the teachers of nursery: contributions of Vygotsky and BakhtinThe senses of the school for parents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Abstract

GALLO, Bruna Calefi  and  SILVA, Ana Paula Soares da. Qualidade na educação infantil pública: concepções de famílias usuárias. Psicol. educ. [online]. 2013, n.36, pp. 41-54. ISSN 1414-6975.

A qualidade da educação é um conceito construído histórica e socialmente, assim como seus instrumentos de avaliação. Algumas propostas, como as que defendem que a qualidade é dependente de um processo de negociação, preveem a participação de diferentes atores da comunidade na avaliação da instituição, incluindo as famílias. O artigo relata uma pesquisa realizada com foco na participação das famílias na avaliação da qualidade de uma instituição pública de educação infantil, com o objetivo de investigar quais as concepções de qualidade da educação infantil que as famílias constroem no processo de avaliação e quais parâmetros são utilizados nessa construção. Guiada pela perspectiva teórico-metodológica Rede de Significações, a construção dos dados foi realizada com 64 famílias por meio de um questionário e um colóquio em grupo. Os resultados revelam que as famílias apresentam referências de qualidade que vão ao encontro daqueles apontados por especialistas da área. Também chamam atenção para a complexidade da abertura à participação da família na avaliação da qualidade da instituição.

Keywords : qualidade da educação infantil; avaliação da qualidade na educação; relação família [instituição de educação infantil]; relationship family [early childhood education settings].

        · abstract in English | Portuguese     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )